Coletivo Acauã

por | maio 6, 2022 | Crônicas

Também conhecida como “macauá”, “acanã”, “cuã”, “cauã” e “coã”, a Acauã é uma ave que, em algumas regiões do país, é considerada um pássaro de mau agouro, que traz no seu canto um alerta. Mas, ela não voa levando apenas más notícias. Pelos sertões, por exemplo, dependendo de onde a Acauã pouse e cante, a sua presença também pode indicar coisa boa

O Coletivo Acauã é um coletivo de jornalismo independente com base no sertão e no agreste de Pernambuco. O nosso propósito é trabalhar e fortalecer o jornalismo local, preenchendo lacunas noticiosas em municípios considerados desertos ou quase desertos de notícias, com pouca ou nenhuma cobertura de imprensa local.

Com o nosso trabalho, pretendemos construir uma cobertura jornalística alternativa, cujo objetivo principal é melhorar a produção e difusão de informações sobre e para os municípios onde atuaremos.

Nós escolhemos como símbolo a imagem deste pássaro mensageiro, que é um dos elementos que compõem o nosso diálogo e relação com os nossos territórios, nossas crenças e a nossa gente. Acauã é mensagem e meio, é canto com rumo à informação, ética, sensibilidade e responsabilidade diante dos temas, assuntos e acontecimentos

A princípio, a nossa produção se concentrará nas cidades de Betânia e Flores (Sertão do Moxotó e Sertão do Pajeú, respectivamente), Santa Cruz do Capibaribe, Cachoeirinha e Caruaru, no Agreste. Futuramente, pretendemos alcançar outros municípios pernambucanos e até outros estados da Região Nordeste, por meio da busca de parcerias que nos ajudem a alçar voos mais altos.


Nós

O nosso grupo é formado por estudantes, comunicadores e jornalistas recém formados dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru, e da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

Siga nosso Instagram: @coletivoacaua