Moradores de Sítio dos Nunes promovem festa do padroeiro São João com atrações musicais, quadrilhas e brincadeiras populares

por | jun 23, 2024 | Blog

Crédito: Géssica Amorim/ Coletivo Acauã

Depois de quase um ano de trabalho, realizando muitos bingos, bazares e rifas, os moradores de Sítio dos Nunes, em Flores, Sertão do Pajeú, conseguiram angariar recursos para produzir – como não se via há muitos anos na comunidade – uma grande festa para celebrar o novenário de São João Batista, o seu santo padroeiro.

Além de doações de comerciantes e empresários que já foram moradores do distrito (chamados de filhos ausentes), a população arrecadou quase 20 mil reais, destinados à contratação de artistas locais e de municípios vizinhos, à ornamentação da praça principal, customização de roupas para os quadrilheiros e à produção de brincadeiras tradicionais dos festejos juninos, como o pau de sebo, corrida de jegues, corrida de cágados e o casamento matuto.  

A festa começou no dia 15 de junho e vai até o dia 24, com uma programação maior e independente da promovida pela prefeitura municipal de Flores (que garantiu ao distrito três noites de festa com atrações musicais), acompanhando o calendário e as atividades da capela de São João Batista, que, todos anos, dedica noites de celebração aos vaqueiros, aos caminhoneiros do distrito, aos funcionários públicos, agricultores e  também aos filhos ausentes. 

A população de Sítio dos Nunes ajudou na compra de materiais e na montagem da ornamentação da festa. Crédito: Géssica Amorim/ Coletivo Acauã

A gerente de operações Edilene Nogueira, integrante da comissão organizadora da festa, afirma que a finalidade projeto, que foi batizado como “Resgatando o São João das Antigas”, é justamente o  resgate e a manutenção da tradição dos festejos do novenário de São João Batista em Sítio dos Nunes. “Me surpreende saber que muitas pessoas, por aqui, por exemplo, nunca viram um casamento matuto, não sabem como a brincadeira acontece. Muita coisa das nossas tradições se perdeu e a gente tem, agora, a oportunidade de resgatá-las. É claro que, para isso,  precisamos da ajuda de toda a população, para que tudo isso volte a crescer e se mantenha. A gente tenta trabalhar em cima disso”. 

Atualmente, o produtor cultural Júlio Nunes vive  e trabalha no Recife. No último ano,  grande parte das suas vindas ao Sertão, aos finais de semana de folga, foi dedicada à elaboração e coordenação da produção das peças que enfeitam a praça Dom Vicente, onde está localizada a capela de São João Batista. Enquanto dá conta dos ajustes dos últimos detalhes para a ornamentação da festa, Júlio elogia a participação popular na produção do evento e afirma que, este ano, o  São João de Sítio dos Nunes  foi idealizado e realizado para todas as pessoas do distrito. “A programação e as atividades são diferentes do que foi oferecido pela prefeitura, mas o nosso São João é um só e para todo mundo. O nosso propósito é resgatar as noites de festa que se perderam ao longo do tempo, com troca de gestores, com polarização política no município e por causa, também, da população que deixou de abraçar a tradição. Em Sítio, tem muita gente que fica só olhando as coisas acontecerem, também tem muita gente que abraça, mesmo, as ações em prol do distrito. O nosso projeto já é um sucesso, tem muita gente da comunidade envolvida desde que a gente começou a pensar na festa ano passado. E está tudo pronto, vai ser uma festa linda, pra ficar na história do distrito”. 

Júlio Nunes faz parte da comissão da festa, elaborando e coordenando a produção das peças que enfeitam a praça Dom Vicente. Crédito: Géssica Amorim/ Coletivo Acauã.

Para esses dois últimos dias de festa, a programação das atividades do “Resgatando o São João das Antigas” pode ser conferida na página criada para divulgar as ações do projeto no Instagram, a “@resgate_saojoao”.